Projeto Março Mulher
Projeto Março Mulher

As Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia terão uma programação especial durante todo o mês de março. As unidades vinculadas à Fundação Pedro Calmon/Secult, irão promover diversas atividades onde o público poderá apreciar, gratuitamente, variadas ações com temas envolvendo a força feminina, sua participação nos mais diversos setores da sociedade, em especial nas artes e na literatura.

Durante todo o mês de março, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB) promove a Exposição ‘Personalidades Femininas da Bahia’, no Foyer da unidade. No dia 14, às 10h, acontece a Roda de Conversa sobre: Mulheres Negras ‘Luta e contribuição para a história do nosso país’, e no dia 20 a palestra ‘Mulheres Emponderadas’, com a historiadora Manuela Nascimento que irá discorrer sobre o poder da mulher na tomada de decisões em diversos ambientes da sociedade, principalmente na política e economia.

Já no dia 18, em parceira com o Curso Projeta e Bella Donna Depil, a BCEB promove um ‘Dia de Beleza’. A atividade consiste em disponibilizar serviços de massoterapia, designer de sobrancelha, auto maquiagem e o workshop de depilação egípcia ministrada pela profissional de estética Cláudia Mendes.

A Biblioteca Anísio Teixeira (BAT) fará uma exposição durante todo o mês com textos bibliográficos, com fotos e caricaturas de mulheres que se notabilizaram ao construírem suas histórias, mostrando a importância da mulher e seu empoderamento. E no dia 23, às 14h30, acontece a oficina de maquiagem ‘Pronta pra Arrasar’, que tem como objetivo ensinar técnicas de maquiagem para mulheres surdas, com o amparo de um interprete de LIBRAS em sala.

Já na Biblioteca Juracy Magalhães Jr do Rio Vermelho, o destaque são as oficinas de beleza feminina, de dança afro para mulheres, e de aula básica de defesa pessoal para mulheres, respectivamente nos dias 9, 10 e 13. A oficina de beleza, que terá o apoio da Mary Key e O Boticário, vai oferecer cuidados básicos com a pele, dicas para evitar envelhecimento precoce, transformação através da limpeza de pele e maquiagem. A oficina de dança afro para mulheres ensinará técnicas de dança afro-brasileira que tem por características marcantes a força em seus movimentos e a grande agilidade na execução dos passos. A aula básica de defesa pessoal oferece uma aula experimental com profissionais de defesa pessoal e primeiros socorros.

Para aqueles que não perdem as novidades da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, no dia 7 terá o lançamento da Série Especial Perfis Femininos: Luiza Bairros. A exposição contará a trajetória de Luiza Helena Bairros, uma das mais importantes intelectuais negras da contemporaneidade, que teve uma atuação política fundamental no movimento negro da Bahia e do Brasil. Luiza que é natural do Rio Grande do Sul, mudou-se para Salvador na década de 1970 e aqui participou ativamente do processo de formação do movimento negro contemporâneo e do movimento de mulheres negras.

No Dia Internacional da Mulher (8), a Biblioteca Móvel estará no Shopping Cajazeiras, das 9h às 17h, homenageando o público feminino, distribuindo poesias e interagindo com o público com oficinas e muito bate papo. E a Biblioteca Pública Thales de Azevedo destaca na programação oficinas de artesanato ‘Uma Ferramenta de Inclusão Social e Econômica’. No Dia 12, das 9h às 12h, acontece a oficina de bijuterias, e das 14h às 17h a oficina de sabonete artesanal. Já no dia 13, das 9h às 12h, a oficina de pintura em vidro e a oficina de pintura em tecido, das 14h às 17h.


Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)