Virtual Educa Bahia 2018
Virtual Educa Bahia 2018

Estão abertas, até o dia 14 de abril, as inscrições para educadores de todo o Brasil que desejem apresentar trabalhos durante o Virtual Educa Bahia 2018, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de junho, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo Iceia), no bairro do Barbalho, em Salvador. A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão científica internacional e divulgada no dia 4 de maio. A inscrição é gratuita e deve ser realizada on-line, no endereço virtualeduca.org.

O secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, destacou a importância do Virtual Educa para a Bahia. “Este não é um encontro de tecnologia, mas para que a gente possa entender como é possível, contextualizando a Educação e enxergando cada território, promover a transformação social. Sou parceiro deste encontro desde a sua primeira edição. No ano de 2015, no México, disputamos sediar o Virtual Educa com a Argentina. Depois, em 2017, na Colômbia, a Bahia já sacramentou o Virtual Educa. Tanto é que encerramos na Colômbia o ritual de passagem para 2018 aqui na Bahia”, destacou.

O Virtual Educa Bahia 2018 está estruturado em seis fóruns, cada um dos quais é dividido em seminários. A apresentação do trabalho deve ser feita dentro de um fórum escolhido pelo educador na inscrição. São eles: Fórum de Educadores para a Era Digital; Fórum de Educação Superior, Inovação e Internacionalização; Fórum de Aprendizagem ao Longo da Vida; Fórum de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P + D + i); Fórum de Inclusão, Avaliação e Qualidade; e Fórum de Desenvolvimento Tecnológico (Makers).

Após a comunicação dos trabalhos selecionados para a apresentação no evento, os autores terão um prazo para confirmar a participação, bem como, para solicitar revisões de possíveis erros. As apresentações selecionadas, com divulgação prevista para o dia 25 de maio, constarão na programação geral do Encontro.

Sobre o Virtual Educa

O XIX Encontro Internacional Virtual Educa é um dos maiores eventos mundiais sobre inovação e tecnologia aplicadas à Educação e foi criado em 2001 com a Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo objetivo é promover a inovação na Educação para promover a transformação social e o desenvolvimento sustentável, especialmente na América Latina e no Caribe. Tanto é que o lema desta edição é “Educação para transformar a sociedade em um espaço único multicultural”, em virtude da importância estratégica da Educação nas sociedades plurais do século XXI. Além disso, o Virtual Educa está associado ao I Fórum Global Virtual Educa sobre ‘Cooperação SUL-SUL’, sobre questões de inovação para inclusão.

O Virtual Educa opera por meio de uma aliança de organizações internacionais, agências multilaterais e instituições públicas e privadas, que reúne os setores público, empresarial, acadêmico e da sociedade civil. Nesta edição do encontro, será lançado o programa Think Blue, do Banco Mundial, que visa estabelecer um marco mundial sobre a economia do mar, com foco na sustentabilidade e na economia sustentável. Maiores informações no Portal da Educação.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação