Aprimoramento
Aprimoramento

"Havia tempo que esperávamos por esse momento de trocar idéias e esclarecimentos, porque nosso trabalho é muito dinâmico e requer uma atualização constante de informações". Essa foi a opinião da pregoeira do Estado, Carine Cardoso, sobre o 1º Encontro de Pregoeiros, em 2016. Ela executa o trabalho há cinco anos em Salvador, e fez parte do grupo de 100 profissionais que participou do evento nesta terça-feira (14), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O objetivo principal do encontro foi promover o aprimoramento contínuo e a uniformização dos procedimentos licitatórios realizados pelos órgãos e entidades do executivo baiano. A coordenadora de Orientação e Aperfeiçoamento em Licitação, da Coordenação Central de Licitação (CCL), da Secretaria da Administração (Saeb), Tatiana Amorim, falou sobre o papel do pregoeiro na condução da licitação. Para ela, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados quanto às leis, decretos e portarias que implicam no processo. "Temos que estar atentos e estudando, pois cada licitação é única", disse.

De acordo com a coordenadora geral da CCL, Liliane Britto, é fundamental que os pregoeiros que atuam na esfera pública estejam cada vez mais qualificados e capacitados. "A área de compras é considerada uma das mais estratégicas para a economia de recursos públicos, desde a sua fase interna até a efetiva contratação, e os profissionais à frente desses setores devem estar sempre bem preparados para desempenhar suas funções, utilizando ferramentas e recursos que respeitem os princípios fundamentais das licitações e contratações administrativas", ressaltou.

A coordenadora do setor de Cadastro da Saeb, Simone Melo, fez uma apresentação sobre a análise da documentação de habilitação. Ela falou sobre os detalhes e importância do Cadastro Unificado de Fornecedores. Já o coordenador de Catálogo, da Diretoria de Material da Saeb, Francismar Amorim, apresentou a palestra Observância do Valor Referencial na Licitação. Atualmente, há 35 mil itens ativos e 27 mil serviços registrados no catálogo do sistema estadual. "Quando surgem as requisições, temos sempre que perceber se os itens já existem no cadastro e se estão em compatibilidade com o mercado", destacou. Além dos seminários e dos painéis de discussão, houve a apresentação da nova minuta de edital matriz da PGE pelos procuradores Leyla Bianca e André Magalhães.

Realizado pela CCL/Saeb, o evento teve ainda a presença do Chefe de Gabinete, Rodrigo Pimentel, além de representantes da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL/Saeb), e da PGE.