Aquisição de produtos
Aquisição de produtos

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) vai capacitar cerca de 70 servidores públicos, lotados no interior do Estado, que atuam na área de suprimentos do Estado. O treinamento irá preparar os funcionários públicos para aperfeiçoar a aferição que fazem nos produtos adquiridos nas compras públicas. Iniciativa da Secretaria da Administração do Estado, a capacitação será realizada no próximo dia 8, no auditório do Centro de Cultura e Artes (Cuca), pertencente à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O treinamento vai abranger os 800 servidores públicos que atuam nos 400 almoxarifados do Estado. Até agora, a capacitação já formou 181 funcionários, desde que iniciou, em agosto deste ano. “A ideia é preparar todos os servidores da área de suprimento do Estado para fazer uma verificação mais precisa das mercadorias no momento da entrega dos itens. Assim, vamos prevenir que o Estado compre um produto e receba outro com qualidade inferior”, destacou o secretário da administração, Edelvino Góes.

Especializado na aferição de pesos e medidas, o Ibametro vai capacitar os servidores para conferir se as especificações dos produtos entregues nos almoxarifados do Estado, pelos fornecedores, estão compatíveis com o que foi comprado. O Instituto de Metrologia também vai ensinar métodos para os servidores examinarem se os produtos entregues estão em conformidade com as especificações técnicas exigidas pela legislação vigente.

Os servidores dos almoxarifados verificam situações como a gramatura dos papéis entregues pelos fornecedores e a espessura dos copos plásticos, para checar se os itens estão compatíveis com o produto comprado pelo Estado.

A capacitação possui duração de quatro horas e contemplará os temas: A Importância do Estoque, Avaliação de Conformidades, Instrumentos e Sistemas de Medição, Produtos Pré-Medidos. A capacitação abordará, ainda, assuntos como a adoção do ISO 9001 como instrumento para a gestão de qualidade, além da análise das principais desconformidades detectadas no Sistema de Aquisições de Materiais do Estado.

No treinamento também será apresentado o relato das experiências de sucesso do setor de suprimento da Casa Civil, detentora da certificação ISO9001, padrão que estabelece requisitos para garantir que seu fornecedor entregue produtos de acordo com o que foi especificado na Autorização de Fornecimento de Material – AFM (contrato).