Sesab planeja aplicativo para ser integrado ao RH Bahia
Ultima Atualização: 05/02/2018 às 17:24:25
Sesab planeja aplicativo para ser integrado ao RH Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está planejando o desenvolvimento de um aplicativo para gestão das informações relativas aos prontuários dos seus 22 mil servidores em atuação nos 417 municípios baianos. A proposta é que o novo aplicativo seja integrado ao SAP, o software de gestão mundialmente conhecido que está sendo implantado no Estado por meio do projeto RH Bahia. Iniciativa da Secretaria de Administração do Estado (Saeb), o RH Bahia visa modernizar a gestão de pessoas do Estado, ao viabilizar a automatização de mais de 90% dos processos da área.

Com a iniciativa do aplicativo, a Sesab espera usufruir de forma antecipada das vantagens que o RH Bahia promete trazer no futuro para todo o Estado em termos de agilidade em processos como concessão de aposentadoria e licença prêmio, que dependem do levantamento de um grande número de informações sobre a vida funcional dos servidores.

“Hoje em dia, nossas equipes consomem muito tempo e um esforço enorme para coletar estes dados de uma forma inteiramente manual”, conta Márcia Lapa, da Superintendência de Recursos Humanos da Sesab. Responsável – juntamente com Ricardo Silva, da mesma superintendência – pelos preparativos no órgão para transição para o RH Bahia, Márcia conta que há hoje 16 mil processos do gênero em andamento na Superh/Sesab, incluindo não só solicitações de concessão de aposentadoria e licença prêmio como abono de permanência e emissão de certidões de averbação.

Daí a grande expectativa da unidade em relação a soluções tecnológicas que possam colaborar para a redução desse passivo.  Nesse contexto, a proposta da Sesab é seguir os passos da Secretaria de Educação do Estado, que já conta com um sistema informatizado de gestão da vida funcional dos seus servidores, o SEC online. Por conta da ferramenta, as informações relativas ao histórico funcional dos servidores da Educação estarão disponíveis no RH Bahia assim que o novo sistema estiver operando em todo o Estado.

No caso dos demais órgãos, autarquias e fundações do Estado, no entanto, ainda não há uma estimativa de prazo para que a funcionalidade esteja disponível. Em 2016, visando a entrada em operação do RH Bahia, a Saeb concluiu em parceria com Empresa Gráfica do Estado da Bahia (EGBA) o levantamento do histórico funcional de cerca de 186 mil servidores públicos ativos do Estado ao longo dos últimos 33 anos, num trabalho que envolveu a coleta de dados no Diário Oficial do Estado, em prontuários físicos e sistemas eletrônicos de todas as empresas públicas e órgãos do governo.

“Os dados, no entanto, precisam passar por um processo de atualização e saneamento antes de estarem pontos para migrar para o novo sistema; e é nesse sentido que a Sesab decidiu se antecipar”, explica o líder de Administração de Pessoal do RH Bahia Célio Alcântara, que tem ajudado a equipe da Sesab no projeto do novo aplicativo. “Nossa intenção é realizar um esforço conjunto para garantir que, no prazo mais curto possível, possamos alcançar um novo padrão de agilidade e confiabilidade na tramitação dos processos que resultam em benefícios para nossos servidores”, completa Márcia Lapa.
963 leituras